Projeto Cultural

“HISTÓRIAS DE NOSSA GENTE - 1 ª EDIÇÃO”

O Projeto “Histórias de Nossa Gente” é um projeto de audiovisual de uma série documental com 8 episódios de 30 minutos cada. Os episódios serão veiculados através de mídias digitais e distribuição em mídias física. A série mostra as histórias de 8 pessoas que tem sua vida atrelada a comunidade de Garibaldi, na serra Gaúcha. O documentário aborda a questão da história local através de um viés documental, e será levado ao conhecimento dos espectadores histórias de pessoas que ajudaram a criar o que é hoje a comunidade de Garibaldi.

São desbravadores do nosso tempo, pessoas que contrariando o senso comum, se dispuseram a arriscar e alcançaram o sucesso em suas ações, o que trouxe reconhecimento não só para si, mas também para o município de Garibaldi. Além de um site onde ficarão todos os vídeos, a série foi também disponibilizada em um box  de DVDs  distribuídos em todas as escolas, arquivo histórico, bibliotecas e entidades do município de Garibaldi.

O projeto audiovisual passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura, e foi habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura, sendo aprovado pelo Conselho Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul.

Os personagens que farão parte desta primeira edição do projeto são os seguintes:

Davi Santini – Criador da pista de esqui em Garibaldi e outras cidades do Brasil. Garibaldense, Santini tem seu nome ligado a comunidade por fundar o parque que é foi um dos símbolos do município.

Ercílio Flores – Fundador do CTG Sentinela da Serra, maior referência do tradicionalismo na cidade. Sempre esteve envolvido com a cultura gaúcha, buscando fortalecer a tradição.

Adolfo Lona – O argentino Adolfo Lona veio para a cidade nos anos 70 para presidir uma empresa multinacional, onde serviu para alavancar e divulgar os produtos a produção vinícola na cidade em grande escala. Ele foi o responsável e primeiro presidente da Festa Nacional do Champanha.

Bochas – Integrantes das equipes de bochas. Esporte mais tradicional da cidade. Os campeonatos de bocha atraem público e são muito disputados em cada etapa. A final do campeonato é de extrema importância para a comunidade. Vamos contar de onde veio este esporte e porque é tão importante para a cidade.

Valmor Marasca – Músico responsável pela animação das viagens de Maria Fumaça, símbolo da cidade e reconhecida nacionalmente.

Irmãos Maristas – Foram os responsáveis pela educação e ensino de muitas crianças e jovens em Garibaldi. Neste ano, a escola fundada pelos Maristas completou 115 anos. Com uma presença centenária na comunidade, os Maristas têm muito a contar e inspirar o povo.

Luiz Carlos Casagrande – Foi o primeiro deputado eleito por Garibaldi. Com seu nome atrelado as disputas, foi prefeito e vereador municipal. É uma das pessoas que melhor representa toda a cultura política do interior.

Irmãos Delazzeri – Os irmãos Delazzeri podem ser definidos como “empreendedores sonhadores”. Eles um dia sonharam em poder construir carros em Garibaldi. O desejo não pode ir adiante, mas as suas histórias podem servir de inspiração para centenas de pessoas. Com a construção deste automóvel, eles foram destaque na Revista Quatro Rodas, importante circulação nacional.

EQUIPE

Produtor Cultural: Diffusione Comunicação Ltda
Coordenação Geral: Daniel Tercílio Carniel
Direção e roteirista: Roberto Nichetti
Produtor e Pesquisador: Felipe Machado
Audiodescrição: Fernanda Faustino
Contador: Renato Luiz de Souza
Área do Projeto: AUDIOVISUAL: Produção de vídeo.
Município de realização: Garibaldi, Rio Grande do Sul.
Período de Realização: 2019 a 2022
Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.